quinta-feira, 2 de abril de 2009

Títulos definem a interpretação

Gabriel Jareta, jornalista e corinthiano, me chama atenção para a capa do globo.com por volta das 15h de ontem: "Ronaldo vai uniformizado para noitada", e a foto do jogador do Corinthians de mãos dadas com a mulher (não identificada logo de cara pelo site). O Fenômeno aprontou de novo, pensei. Depois, às 17h30, tudo mudou: "Ronaldo sai uniformizado para noite família".

O site percebeu a tempo o risco de bancar um título primeiro de abril. A mudança no título reconfigurou completamente a informação anunciada. E condizia com o que a notícia dizia.

Corrigido a tempo, o deslize do site decerto foi fruto da pressa. Equívoco compreensível, dada a folha corrida do Fenômeno. Mas injusto no pouco tempo em que ficou no ar.

QUANDO O TÍTULO MUDA TUDO
Podemos direcionar o modo como um leitor entenderá uma informação já ao dar um título ou ao escrever o lide (o primeiro parágrafo), pois são eles que definem o principal a ser destacado num acontecimento.

Título é informação que grita. Os problemas surgem ao se errar a dose, quando um título:
g Promete mais do que se tem a oferecer.
g É incompatível com a notícia.
g Sensacionaliza aspectos banais ou descontextualiza frases, insinuando algo que o texto, de fato, não contém.

Nesses três casos, títulos terminam por frustrar quem quer ficar informado. Mesmo que por um par de horas.

Um comentário:

  1. Olá , Luiz !!!

    Excelente o blog ! Adorei o nome !!!

    Volto a falar que em seus textos ( e na sua oficina de Redação Criativa ) encontrei muitas coisas realmente úteis para trabalhar .

    Dentro de tudo que fiz até hoje nunca havia encontrado um ser humano que pudesse me oferecer dados , instruções e conhecimentos que efetivamente me orientassem . Sempre tudo foi muito árido , árido até não poder mais . E quando sabia que se tratava de um bom profissional ele não me oferecia nada que eu mesmo não pudesse encontrar numa biblioteca .

    Mas o mais interessante , que somente eu vejo talvez , é a ausência absoluta de pedantismo e boiolice no seu jeito de escrever . Claro que há escritores excelentes , com textos excelentes e opiniões também ... excelentes mas , tem uma coisa muito fina ( profundamente irritante pra mim ) que percorre invisível as linhas da maioria . É como se eu os visse dizendo :

    "Agora eu escrevo , sou chic , tomo café da manhã às 10:00 na mesma padaria frúfrú de zona sul e digamos ... mesmo sendo horroroso(a) como a peste eu sou ... vamos dizer ... sexy neste óculos fashion !!!"

    E também sinto que tudo sai sem esforço e sem vaidade da sua mão , você se coloca realmente a serviço daquilo que escreve .

    É estranho como essas coisas surgem claras na minha mente quando leio .

    E tenho certeza que você promove uma verdadeira limpeza e peneira nos textos dos seus colaboradores na revista .

    Obrigado

    Grande abraço .

    Arthur Rodrigues

    ResponderExcluir