segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Lula conta como perdeu o dedo

O relato me foi dado por Luiz Inácio Lula da Silva às vésperas do carnaval de 1992:

"Quando sofri acidente no trabalho, em 1963, estava empregado na Metalúrgica Independência, de São Bernardo do Campo. As condições de trabalho eram ruins e, para piorar, tudo ocorreu às duas, três da madrugada. Com um pano, tentando conter o sangue, tive de esperar o início do expediente, às seis, para ser atendido pelo médico da empresa. Alguns meses depois da cirurgia, recebi indenização, 371 mil cruzeiros na época. Havia, então, certo respeito em casos de acidente, o sistema previdenciário não estava tão ruim como agora.
De lá pra cá, a saúde e a segurança continuam sendo tratadas pelas empresas como se não fosse possível haver boas condições de trabalho e também produtividade. A lucratividade é colocada acima de um bom sistema de segurança porque, para as empresas, o que importa é o trabalhador produzir a todo custo, esteja ou não em um local ruim, sob condições precárias e prejudiciais à saúde."

Lula estava no turno da madrugada, quando um colega de torno cochilou de cansaço e soltou a prensa. A máquina não foi criada para a proteção, só produção. Transcrevi o trecho inicial em que ele recorda o episódio, em fevereiro de 1992, para a Revista INST, bimestral do Instituto Nacional de Saúde no Trabalho, da Central Única dos Trabalhadores. Entre 1991 e 1993, atuei no órgão da CUT como editor. A entrevista saiu na edição 7, março/abril de 1992, ano 2, p. 4.

O relato vale pelas circunstâncias, nem sempre lembradas (em 89, disseram até que Lula perdeu o dedo de propósito, para mamar no INSS). E vale pela forma.

Uma entrevista pode ser transcrita como:
1) pingue-pongue tradicional (perguntas + respostas),
2) respostas antecedidas por pequenos títulos (sem as perguntas que as provocaram),
3) texto em 1a pessoa, como se o entrevistado o tivesse escrito.

A 3a opção é útil se desejamos tom menos frio ao conjunto. Não é, claro, texto de punho, mas discurso editado e com tema pontual. Como qualquer entrevista que se lê por aí.

55 comentários:

  1. Salve, Luiz!
    E parabéns pelo blogue.
    Visitarei sempre e divulgarei aqui nas alagoas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como médico há mais de 15 anos, nunca vi um esmagamento de dedo dindinho, poupando o resto dos artelhos ou a própria palma da mão. Tb nunca vi uma vítima de esmagamento que não se lembre como aconteceu.

      Excluir
    2. NEM PRA VETERINÁRIO VOCE SERVE, OS MÉDICO SDE HOJE SÃO AÇOUGUEIROS, CADA UM só conhece um orgao do corpo, aquele tempo um médico tratava do corpo todo. ta pra nascer um escorpiaono que arracaria o proprio dedo pra ganhar 300 cruzeiros na epoca, um fuca valia 3 milhoes de cruzeios na epoca

      Excluir
    3. É 371.000 cruzeiros seu analfabeto puxa saco de vagabundo; e não 300 cruzeiros, e nunca produziu uma peça no torno. Esse torno foi vendido na rua piratininga como semi novo.
      Voce não vê noticia das riquezas dess verme e sua lacraia que comprou uma Refinaria Sucateada que seria Desmontada para Ferro Velho. TERRORISTA SAFADO .

      Excluir
    4. gosto de macarrão, seu terrorista safado sem mão, velho caolho, gorduchinho rexunxudu bolinho de corrupissão aídéticu

      Excluir
    5. Marcelo Orfeu22 de fevereiro de 2016 16:32
      "NEM PRA VETERINÁRIO VOCE SERVE, OS MÉDICO SDE HOJE SÃO AÇOUGUEIROS, CADA UM só conhece um orgao do corpo", Olha só Não vou te ofender pq tenho educação e não me rebaixo. Alguma coisa contra médicos veterinários? Acha fácil? Estude 5 anos depois mais 3 ou 4 de especialização pra ganhar muitas vezes pouco, depois conversamos. Vc é artista. Parabéns pelo dom e respeite a profissão e o talento alheio. E médicos que como vc disse: "só conhecem um órgão"...Vc conhece algum? Sabe ao menos fazer RCP? Isso se chama expertise. Se tem culhão faça melhor que nós.

      Excluir
    6. Michelle Costa e Silva virei seu fã, mandou muito bem!!!

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. 371 mil cruzeiros era muito dinheiro sim, eu trabalhei com carteira assinada em 1975, ganhava meio salário mínimo,cerca de 75 cruzeiros, se não tiver acontecido alguma mudança, outra coisa ele não é canhoto é destro.

      Excluir
  2. Bom... não foi o que eu pesquisei!!!!
    mas tudo bem!

    ResponderExcluir
  3. é aí que está...
    de toda minha pesquisa, de toda minha procura, ainda tento descobrir como um prensa arranca-lhe o dedo mindinho sem causar mais danos ao resto de sua mão.

    Não quero de maneira alguma vir a dizer que o fato nao ocorreu, mas é sensato se perguntar como uma chapa/prensa de perímetro supostamente reto, fazer um esmague lateral que nao levasse junto mais que meramente seu mindinho.
    Esquerdo ainda por cima (Lula é destro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mulher e trabalhei em duas fabricas de máquinas de costura e de macarrão. Sempre questionei como se corta o mindinho sem cortar o restante dos dedos.

      Excluir
    2. Pois é! Claro que foi para tirar licença médica, receber indenização. E porque não foi para um hospital público?! Ele porque na mão esquerda? Ou ele e canhoto?

      Excluir
    3. Na cidade Sul Brasil - SC teve um monte de gente fazendo amputação de propósito pra ganhar indenização, não to dizendo que o Lula fez isso, mas existe a possibilidade.
      Tu vê que é um acidente bem improvável, não conheço outra amputação causada em um torno; e não lembrar é bem suspeito.
      Acredito que tudo isso serve pra deixar em "xeque" a versão do presidente, mas a verdade é difícil de saber.

      Excluir
    4. Todo mundo comentando como se fosse um baita privilégio arrancar o próprio dedo para ganhar indenização.
      Não sei se foi esse o caso, mas não duvido que casos assim ocorram, mas isso é só uma prova do estado precário no qual vivem os trabalhadores do chão de fábrica. Para o cara tirar o próprio dedo, tem que estar passando muita necessidade.
      Então não venham com esse moralismo imbecil de que um trabalhador é folgado e safado quando faz isso. É muito fácil viver confortavelmente e não compreender as estratégias desesperadas que são buscadas por quem vive na miséria.

      Excluir
  4. Vagabundo como sempre...
    Cortou o próprio dedo para receber o seguro.
    Como presidente ele fez alguma coisa para melhorar o sistema de segurança do trabalho?
    Alguém viu alguma coisa disto feita por esse cretino?
    Se, de fato, tivesse sofrido acidente do trabalho, teria sequelas psíquicas e na primeira oportunidade, que não foram poucas, teria contribuído para a melhoria dessa área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Para deduzir isso só pode ter sequela psíquica... Não é à toa que publicou de maneira anônima.

      Excluir
    4. Ele tem sequelas psíquicas sim. Tornar-se esse ladrão, crápula, as e bandido que tornou são provas dessas sequelas!!

      Excluir
  5. A verdade pode ser outra! esse demônio simplesmente se auto-mutilou-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem acho já que o dedo mínimo é o que menos faz força e o que menos faz falta!
      e e o mais curto na hora da guilhotina ou prensa descer iria pegar todos outros maiores na linha reta ou transversal!

      Excluir
  6. A pior coisa que está acontecendo nesse momento é esse ódio, sem provas nem fundamentos, que se alastrou pela população brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém tem ódio seu bosta. O povo ja cansou desse cancer maligno e sem vergonha, mentiroso e vagabundo que sacrifica um dedo por $$$$ Devia é ter ficado cégo, a Indenização seria maior e nos estariamos livre desse bastardo e sua megera terrorista e assaltante de casa do Ademar de Barros.

      Excluir
    2. E do câncer das isenções fiscais atribuídas às grandes empresas neste país? E as dívidas perdoadas às empresas de telecomunicações? E as ajudas de custo aos parlamentares, que tem auxílio transporte, moradia, etc, etc... Tudo às custas do dinheiro público? Isso não é importante para pessoas como você, né? O PT, Lula e Dilma devem ter criado isso também... Você é um alienado. Provavelmente você é um filhote da Ditadura.

      Excluir
  7. Não confunda ódio com indignação. As leis e a justiça são e devem ser aplicadas a todos em território nacional. Se praticou crime (o que obviamente é o caso), deve ser penalizado de acordo.

    ResponderExcluir
  8. concordo com marcos.sou ortopedista.nunca vi alguem perder somente o 5 dedo numa prensa.a amputaçao foi logo depois do metacarpo!!muito estranho ,no minimo.

    ResponderExcluir
  9. Gastou o dedo nos companheiros do pt em cada um deles um toque como um proctologista por isso esta paixão dos companheiros petistas PELO LULA;e alerta ele tem mais 9 dedos para mais companheiros petistas que se filiarem Ao PT.

    ResponderExcluir
  10. A vida inteira vivendo de doações e presentinhos, incitando protestos e não admitindo manifestações contra si, apoiando invasões do MST, menos em suas muitas fazendas no tocantins e pará. Todo brasileiro agora já sabe onde ele meteu o dedo.

    ResponderExcluir
  11. Lula estava no turno da madrugada, quando um colega de torno cochilou de cansaço e soltou a prensa. (citado do texto) Redator analfabeto funcional e de Português também. Alem de não entender nada de nada; confunde "torno" com "turno". Torno é uma maquina de tornear moldar em círculo concêntrico. e Prensa é para prensar para moldagem por força mecânica esmagadora. Por que essa "m34d@ não me contrata para fazer revisão nessa bo5t@ de redação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de idolatrar esse sapo barbudo! A história é mal contada e esse endiabrado vai ser preso! Infelizmente, os beatos de Lula irão emporcalhar as ruas em favor desse bandido.

      Excluir
  12. Dedinho muito bem amputado.O dedo polegar ( o amputado ) trabalha em conjunto como o dedo anular. Quase nunca se separam, ao contrário dos dedos pinças, que são o indicador e o próximo dedo ( esqueci o nome)Muito bem amputado. Com a palavra, algum médico.

    ResponderExcluir
  13. E pessoal, acalmem se chegou a hora dele sentar no colo do moro e ir morar definitivamente em curitiba. Na compañía de sua quadrilha.

    ResponderExcluir
  14. Esse homem pode ter sacrificado o dedinho através de um pacto com o cão para ficar famoso, rico e influente na sociedade mas, o preço e as consequências a ser pago irão muito além do físico envolvendo a alma dele e de seus familiares, é digno de dó e de pena lamentavelmente o que os senhores do mundo são capazes de fazer para obterem êxito nesta vida não pode se imaginar!!!

    ResponderExcluir
  15. ele perdeu o dedo durante uma confusão num bar. apesar de não estar envolvido diretamente na briga, acabou sobrando para ele. amigos o levaram para a metalúrgica e forjaram o acidente.

    ResponderExcluir
  16. Amigos, alguém ja viu uma foto do LULA em plena atividade trabalhando? capacete, luvas, uniforme? Geralmente alguém teria tirado uma foto ne?

    ResponderExcluir
  17. Ele era da yakuza fez merda e cortaram o dedo dele kkk mais falando a verdade Lula ajudou muita gente . Os mandato dele nem vir muita gente reclamando. Gostou dele e foda-se pra vcs que não gosta .ele é tão foda se não fosse ele a Dilma não ia ganhar nenhuma eleição, mais ela foi pangare teve oportunidade e fez nada . EUm votô Lula pra presidente

    ResponderExcluir
  18. Eu acho q não foi nada disso. Na verdade ele colocou o dedo lá pra não trabalhar mais, mas não deu certo. Ele nunca gostou de trabalhar!!!

    ResponderExcluir
  19. Perda de um dedo mindinho dá aposentadoria?

    ResponderExcluir
  20. Gente, Lula não sabe como perdeu o dedo pq estava bêbado, todo mundo sabe que ele sempre teve problemas com bebida, ele perdeu o dedo propositalmente para sim mamar no INSS. Lula é um cara muito inteligente, como Presidente ele pode ter feito sim algumas coisas pelo nosso pais, mas também roubou MUUIIITTOOOO, NÃO VENHAM ME DIZER QUE ELE É INOCENTE PQ ELE NÃO É...esse bando de PETISTA fanático que ficam falando que ele é inocente...me explica como ele e sua família ficaram MUITO ricos da noite pro dia?
    Estamos cansados, não temos saúde, não temos segurança, não temos educação, milhões de cidadãos desempregados...tudo isso pelo ótimo governo Lula...deixem de ser ignorantes.

    ResponderExcluir
  21. kkkkk.....a verdade direi agora. O safado e sempre safado luis, com o dedo anestesiado e todo o plano já orquestrado, arrebentou o dedo mínimo que não faria falta, aliás poderia ter arrancado toda mão que não faria falta, porque trabalhar mesmo nunca foi seu forte. Esperou até 6 da manhã, sem dor é claro, para poder ser atendido, um herói. Recebeu uma boa indenização e aposentou-se prececemente, pois além da mutilação horrorosa, ainda havia o trauma causado. Justiça seja feita, o analfabeto é ardiloso demais.

    ResponderExcluir
  22. O mais engraçado de tudo, é que estão apagando todas as mensagens contrarias ao tema. Sinceramente, todos sabem que ele não fez isso de propósito, cada um só está falando de Lula, por que as pessoas que aqui o difama, tem em sua própria natureza o dom da mentira, o ódia em suas veias, só para não perder a mania de falar e querer o mal dos outros. Aposto que aqui só há pessoas que teriam coragem de fazer isso e por isso pensam que os outros são iguais a elas. Quem não tem teto de vidro, atire a primeira pedra.

    ResponderExcluir
  23. Deveria ter sido amputado o braço todo pra ficar com vergonha de se candidatar

    ResponderExcluir
  24. Concordo. Só o mindinho foi pouco. Pilantra, safado.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito de rever esta notícia do passado mais melhor e os comentarios

    ResponderExcluir
  26. Concordo, ele não queria mamar na previdência, mas que mamou 8 anos na petrobras, a isso ele mamou...kkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Acho que ele enfiou no... e travou!

    ResponderExcluir